terça-feira, 1 de abril de 2014

Conhecendo patologia.

Olá pessoal, nossa primeira postagem vem com a definição de patologia.
Patologia vem de uma palavra grega, pathos, sofrimento, doença; e logia, ciência, estudo; é o estudo das doenças em geral. Ela envolve tanto a ciência básica quanto a prática clínica, e é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.

A patologia pode ser divida em duas formas, em ramos e em áreas; os ramos se subdividem em patologia geral e patologia especial. A patologia geral está envolvida com as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais provocados pelas doenças. Por isso é denominada patologia geral, doenças relacionadas a todos os processos patológicos, referentes às células. Já as patologias especiais examinam as respostas específicas de órgãos especializados e tecidos a estímulos definidos.
As áreas da patologia, por sua vez são todas as doenças que têm causa que agem por determinados mecanismos, os quais produzem alterações morfológicas e/ou moleculares nos tecidos. As áreas da patologia se subdividem etiologia, patogenia, alterações morfológicas e fisiopatologia. A etiologia estuda as causas gerais de todos os tipos de doenças, podendo ser determinado por fatores próprios ou adquiridos; patogenia é o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença; alterações morfológicas são as alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticas dos processos etiológicos. É o que pode ser visualizado macro ou microscopicamente; e as fisiopatologias estudam os distúrbios funcionais e significado clínico. A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição nos diferentes tecidos influenciam o funcionamento normal e determinam as características clínicas, o curso e também o prognóstico da doença.

Bem pessoal, agora que patologia já foi esclarecido, já pode se dar início ao estudo de algumas patologias específicas; espero que tenham gostado, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário